Historial

A ADIRN é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos criada a 3 de Setembro de 1991, que tem por objeto a promoção, apoio e realização de um aproveitamento mais racional das potencialidades endógenas dos concelhos que integram a sua área de atuação, por sua iniciativa ou em colaboração com organismos ou serviços oficiais ou privados, nacionais, estrangeiros ou internacionais, tendo em vista o desenvolvimento rural e a melhoria de vida das populações.
A ADIRN é uma entidade interveniente nas questões do Desenvolvimento Local (DL), contribuindo com uma experiência de 27 anos, desenvolvendo a sua atividade como facilitadora do apoio a projetos com fundos dos quadros comunitários de apoio. Desde 1991 é gestora do LEADER, LEADER I, II, LEADER +, SP3 PRODER, e atualmente o DLBC – Desenvolvimento Local de Base Comunitária, destacando as áreas do turismo, produtos locais e agrícolas, ação social, preservação e conservação do património rural e apoio a microempresas.
Foi entidade promotora e executora do CLDS 3G – Crescer e Desenvolver Alcanena, que consistiu num conjunto de ações dirigidas à qualificação e capacitação de pessoas, às famílias, crianças e jovens e à comunidade e associações e instituições nela existentes, atuando em diversas vertentes, potenciando o município de Alcanena e capacitando os/as munícipes, promovendo o crescimento sustentável e inclusivo deste território. Prevê-se a sua continuidade através de candidatura ao CLDS4G a implementar a partir de Janeiro de 2020.
Desenvolveu ainda projetos no âmbito do AGRIS, VALTEJO INTERREG, PIVUT, etc..
É entidade formadora certificada desde 1991, apresentando uma oferta anual de cursos nas várias temáticas com destaque para a agricultura, turismo e ação social.
Continua a contribuir para a qualificação dos recursos humanos do território, onde durante os últimos anos desenvolveu ações de formação no âmbito do POPH e atualmente no âmbito do POISE.
Ao nível da promoção do turismo, participa ativamente em eventos nacionais, regionais e locais nesta temática. Organiza e apoia eventos no território, onde privilegia a dinamização do turismo, cultura, enoturismo e gastronomia.
Criou a Festa Templária de Tomar e do Almourol, agregando entidades do território, num verdadeiro trabalho de parceria.
Desenvolve ações na área da promoção de produtos locais e artesanato.
Ao nível da cooperação, colabora com diversos parceiros tendo desenvolvido no último período de apoio um total de onze projetos, de diversas temáticas e no atual quadro comunitário participa em oito projetos de cooperação nacional e transnacional, sendo coordenador de sete eles.
É detentora de registo de ONGD, onde pretende continuar a trabalhar ativamente com os países lusófonos, sendo associada da Plataforma Portuguesa de ONGD’s.
É entidade integrante do CEDI, Comissão de Acompanhamento e Grupo Estratégico para o Turismo, da CIMT, participando e intervindo com vista á otimização de opções estratégicas de desenvolvimento regional e local. É ainda, entidade integrante no Conselho de Gestão da Estação Náutica do Castelo de Bode, onde intervém na promoção e desenvolvimento desta estrutura.
É associada da Federação Minha Terra, contribuindo o desenvolvimento rural nacional.
É entidade integrante dos seis CLAS do território, onde participa e intervém nas iniciativas sociais.
A ADIRN continuará a responsabilizar-se por envolver os atores, públicos e/ou privados, promotores e responsáveis pela implementação de projetos, sustentados em forte coresponsabilização e liderança, orientada por objetivos e metas precisas, com o objectivo único do desenvolvimento do território do Ribatejo Norte, tornando-o mais coeso e competitivo.