Natureza e objectivos

A ADIRN é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos que tem por objecto a promoção, apoio e realização de um aproveitamento mais racional das potencialidades endógenas dos concelhos que integram a sua área de actuação, por sua iniciativa ou em colaboração com organismos ou serviços oficiais ou privados, nacionais, estrangeiros ou internacionais, tendo em vista o desenvolvimento rural e a melhoria de vida das populações.

Para a realização do objecto da associação poderão desenvolver-se, designadamente, as seguintes actividades:

a) Promover a animação do desenvolvimento rural e a aquisição do “saber fazer” em matéria de desenvolvimento rural e divulgar esses conhecimento.

b) Promover a valorização no local e a comercialização das produções agrícolas, silvícolas e piscícolas.

c) Interpretar as actividades complementares do rendimento das populações rurais, nomeadamente o turismo, a caça e o artesanato.

d) Promover a divulgação dos produtos e das potencialidades regionais e a recuperação de técnicas e práticas tradicionais.

e) Promover a animação e a implementação de programas de desenvolvimento de iniciativa de base regional.

f) Desenvolver todas as actividades que se mostrem necessarias ou convenientes à eficaz defesa dos interesses dos concelhos que integram a sua área de actuação.

g) Exercer todas as funções que por lei ou por estes estatutos lhe são ou venham a ser cometidas.

h) Garantir a implementação de actividades que inventam o processo de desertificação que ameaça algumas das freguesias.

i) Organizar e realizar acções de Formação Profissional

A actividade da ADIRN tem-se direccionado essencialmente para a gestão do programa LEADER, privilegiando a área do Turismo Rural e valorização dos Produtos Locais.

No LEADER I houve um forte apoio ao alojamento em espaço rural e outras infra-estruturas.

No LEADER II privilegiamos a componente de animação e dar particular destaque à área do Desporto-Aventura inserido principalmente no projecto Europa-Aventura, que procura definir e comercializar produtos inovadores na área do Turismo-Activo.

No LEADER + pretendemos fundamentalmente a Melhoria da qualidade de vida das populações residentes através do trabalho com os jovens e a animação em meio rural, a igualdade de oportunidades para as mulheres, a promoção do desenvolvimento sustentado equilibrado ambiente/turismo/cultura e preservação da identidade da região contribuindo para o “Orgulho de ser Norte Ribatejano”, através da realização de vários objectivos, entre os quais:

Dar mais oportunidade e mais igualdade às mulheres
Criar novos sectores de actividade para os jovens
Criar e dinamizar equipamentos sociais- Atrair turistas para as zonas rurais e captar estas mais valias para a Zona.
Investir na comercialização dos produtos locais, garantindo assim a manutenção de importantes postos de trabalho
Preservar o património e a paisagem rural
Dar formação e informação
Criar consciência ambiental para a protecção do ambiente
Reforçar e renovar o tecido empresarial
Fortalecer as organizações e Associações, Colectividades, Clubes, etc., estimulando o funcionamento em rede.
Vamos fazer com que a população residente tenha “orgulho de ser norte ribatejana”
Cooperar com GAL LEADER + Nacionais e outras entidades nacionais
Cooperar com GAL LEADER + da União Europeia
Cooperar com organizações não pertencentes à União Europeia
A ADIRN tem como objectivo principal o desenvolvimento rural, promover, apoiar e realizar um aproveitamento das potencialidades locais dos concelhos que integram a sua área de actuação.

Podem-se destacar as seguintes áreas de intervenção: Apoio técnico ao desenvolvimento, Formação e desenvolvimento profissional, Elaboração de estudos e projectos, diversificação e valorização das produções.

A ADIRN começou por ser um conjunto de entidades colectivas que se associou para poder ser beneficiária da Iniciativa Leader.
Pela qualidade da parceria envolvida, pelos conceitos inovadores que introduziu, pela capacidade de ser o motor do Desenvolvimento Local, pela capacidade de diálogo com as instituições e os particulares, criou-se uma instituição.

Hoje a ADIRN é uma Associação de Desenvolvimento Local com identidade própria e forte personalidade.